Meditação para a não-violência
- Do livro 'Criar a verdadeira paz - Thich Nhat Hanh
- 1 de out. de 2016
- 2 min de leitura

Fiz esta meditação com os alunos, no fim da prática de yoga, e todos gostaram. Pediram para partilhar, pelo que partilho com todos para que a possam fazer. É uma meditação curta que irá trazer paz interior e para o mundo.
Vamos oferecer ao mundo as melhores flores e frutos da nossa prática: lucidez, solidez, fraternidade, compreensão e compaixão. Vamos incentivar a determinação de olhar profundamente para a natureza do medo, da raiva, do ódio e da violência dentro de mim e do mundo. Inspirando, eu estou ciente da violência dentro de mim e no mundo. Expirando, eu estou determinado a olhar com os olhos da compaixão para a violência dentro de mim e do mundo.
Neste preciso momento, nós invocamos todos os nossos mestres espirituais para se juntarem a nós, para nos ajudarem a abraçar o sofrimento da nossa nação. Pedimos-lhes que abracem todo o mundo como uma só nação, que abracem a humanidade como uma família. Pedimos-lhes a sua ajuda enquanto nos tornámos lúcidos e calmos, para que saibamos exactamente o que devemos e o que não devemos fazer.
Sabemos que muitas pessoas neste preciso momento estão a tentar salvar outras, apoiá-las, diminuir o seu sofrimento. Vamos estar lá, com todos eles, e abraçá-los com ternura, com toda a nossa compaixão, compreensão e atenção. Sabemos que com a energia da compreensão plena, da concentração e da sabedoria desperta, podemos praticar para diminuir a violência todos os dias. Nós sabemos que responder a violência com compaixão é o nosso único caminho.
Vamos concentrar toda a tenção na nossa respiração. Estamos cientes da presença de todos os nossos antepassados espirituais aqui connosco, apoiando-nos e guiando-nos no caminho da não-violência, da compreensão e da compaixão.
Comments