top of page

Celebrando o Outono

E chega o Outono...lentamente...pois ainda estamos com uns dias bem quentinhos...

Confesso que não estou completamente pronta para dizer adeus ao sol, dias quentes...'Eu gosto é do verão, tem o cheiro do mar, o cheiro da areia e apela fica morena'...ainda não estou preparada para dar as bem-vindas a queda que se faz sentir no Outono.

Mas faz parte do ciclo de vida, e estar em sintonia com o mundo natural, é importante e honrar esses eventos especiais "naturais".

À medida que os dias ficam mais curtos, toda a natureza sabe o que fazer: noites ficam mais frescas, as folhas começam a cair, plantas cessam a sua floração e preparam-se para deixar o seu crescimento entrar nas suas raízes. A natureza fica mais calma, e é hora de seguir as mesmas sugestões.

Os dias vão ficando mais pequenos até chegar ao momento mágico do Solstício de Inverno.

É bom sempre comemorar equilíbrio, porque é o que torna a nossa vida feliz e saudável. É também um tempo para honrar a colheita e a abundância que a vida nos oferece.

Hora de plantar novas sementes.

É um bom momento para dar graças por aquilo que temos, e para te preparares para o inverno. Aquelas coisas que não usas mais, oferece-as a outras pessoas que necessitem e assim dás espaço para o novo.

Pensa:

A tua vida está equilibrada? O que pode necessitar de ajustes? Gastas tempo suficiente trabalhando e descansando? sucesso=descanso e sono, descansar e ter um sono regular são essenciais para a saúde e equilíbrio. O Outono pede-nos para abrandar um pouco depois de um verão energético.

Faz três listas:

O que és grato para a vida? O que estás pronto para deixar ir? O que queres que se manifeste na tua vida e na vida dos outros? Que sementes queres plantar?. Que sementes / projectos / aspirações deves plantar e cultivar agora e que vai se manifestar na primavera. Ou alguma primavera futura?

Escreve num pedaço de papel o que estás pronto para libertar.

Depois escreve o que queres trazer para a tua vida, ou a vida dos teus familiares e amigos e conhecidos. Queima a seguir o que escreveste no papel..

E não esquecer trabalhar corpo, mente e espírito.

Continua ou recomeça uma actividade física, claro que recomendo Yoga e Tai Chi Chuan. Momento para trabalhar os canais energéticos, que regem os órgãos intestinos e pulmões os quais merecem mais atenção.

Na Ayurveda a ciência da vida na Índia, nos diz que o Dosha Vatta, elemento ar e éter, condiz com esta estação que estamos a atravessar. Devemos nos focar numa alimentação quente e nutritiva, ter atenção redobrada nos cuidados com a nossa pele devido à natureza seca de Vatta, manter uma regularidade na hora das refeições e como já referi aumentar a quietude no nosso dia a dia.

Boas práticas com:

Amor / Paz / Luz

Merche


Posts Recentes
Arquivo
bottom of page